Necessita logar para poder postar.
Se não estiver registrado, registre-se agora mesmo!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Necessita logar para poder postar.
Se não estiver registrado, registre-se agora mesmo!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Synaptic linux

+2
Laura
sala
6 participantes

Ir para baixo

Synaptic linux Empty Synaptic linux

Mensagem por sala 30/7/2008, 2:39 pm

O Élcio fez um post hoje falando sobre Ubuntu e como o Linux está avançando em direção aos computadores desktop.

Uma das coisas mencionadas brevemente por ele é algo que eu sempre falei e sempre quis escrever algo sobre: instalar programas no Linux é mais fácil que no windows, pelo menos se você usa o Debian ou alguma distribuição baseada nele. O Élcio disse:

Instalação de Programas: Ainda temos o problema de cada distribuição ter um sistema de pacotes diferente, além de muitos programas serem distribuídos na forma de código fonte. Apesar disso, usuários de distribuições como o Debian ou o Ubuntu dificilmente vão precisar de um programa que não esteja compilado para a sua distribuição. No caso destas distribuições, basta abrir um programinha chamado Synaptic, clicar em procurar e digitar o nome do programa.

Após ele ser encontrado, seleciona-se o programa e o Synpatic faz o download e a instalação automaticamente. Sinceramente? Muito mais fácil e rápido do que o esquema do Windows de download no Desktop, duplo clique, next, next, next, finish.

E eu concordo completamente. Sempre que eu digo que instalar programas no Linux é mais fácil que no windows, me perguntam: Mas sua mãe conseguiria instalar um programa no Linux? e eu respondo: Não sei, mas com certeza ela não consegue instalar programas no windows. Po, mas no windows é só executar, clicar next algumas vezes e pronto.

Quando dizem isso, estão omitindo uma parte importante do processo. Antes de executar o instalador, você precisa procurar o programa na web, baixar o arquivo, ir até a pasta onde o arquivo foi salvo e, aí sim, executar, clicar em next várias vezes, dependendo do programa reiniciar a máquina, pensar positivo e, se estiver com sorte, o programa estará lá, instalado e pronto pra usar.

E no Linux? Bom, no caso do Debian tem o Synaptic, que é um excelente programa de auxílio a instalação, atualização e desinstalação de programas.

Ora, mas Synaptic, como sua mãe vai saber que isso é pra instalar programas? Simples, eu crio um ícone pra ele com o nome “Instalar e desinstalar programas” e digo: Mãe, é só abrir isso aí, procurar pelo que você quer e clicar em instalar. O resto ele faz pra você.. Tão simples assim meu filho? Simples assim!

E pronto, o amor entre mãe e filho continua e todos vivem felizes para sempre! Bom, a verdade é que minha mãe não vai instalar programas, seja no Linux, seja no windows. Ela tem o filho que faz isso pra ela quando precisa.

Além disso tem o fato de que uma instalação básica de uma distribuição linux já vem com tudo que é necessário para um usuário comum realizar as tarefas cotidianas. Mas, o fato é que, repito: instalar programas no Linux é mais fácil que no windows (assim mesmo, Linux com maiúscula e windows em minúsculas). Concorda?


eu pra variar tava vendo uma coisas de linux.. (como todo noob desocupado faz quando nao tem nd pra faze lol )
e vi esse software ae... tipo.. vamo supor que eu acabe de instalar meu linux..(ele ta virgem ainda) e eu kero instala tremulous nele.. eu vo nesse programinha digito la, tremulous, e vai instala o tremulous automatico? tipo.. ele fazz o download de qualquer arquivo na net??

vlw!
sala
sala
Tyrant
Tyrant

Masculino
Número de Mensagens : 2826
Idade : 32
Local : BabiloniA
Humor : what cum is this??
Data de inscrição : 18/01/2008

http://www.xuxa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Synaptic linux Empty Re: Synaptic linux

Mensagem por Laura 30/7/2008, 2:41 pm

lol

Pelo que me falaram no linux ja é assim, não precisa instalar esse software...

Foi oq me falaram... sou noob de tudo nesse assunto....
Laura
Laura
Tyrant
Tyrant

Feminino
Número de Mensagens : 1465
Idade : 34
Data de inscrição : 22/04/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Synaptic linux Empty Re: Synaptic linux

Mensagem por evil 30/7/2008, 2:43 pm

sala escreveu:
O Élcio fez um post hoje falando sobre Ubuntu e como o Linux está avançando em direção aos computadores desktop.

Uma das coisas mencionadas brevemente por ele é algo que eu sempre falei e sempre quis escrever algo sobre: instalar programas no Linux é mais fácil que no windows, pelo menos se você usa o Debian ou alguma distribuição baseada nele. O Élcio disse:

Instalação de Programas: Ainda temos o problema de cada distribuição ter um sistema de pacotes diferente, além de muitos programas serem distribuídos na forma de código fonte. Apesar disso, usuários de distribuições como o Debian ou o Ubuntu dificilmente vão precisar de um programa que não esteja compilado para a sua distribuição. No caso destas distribuições, basta abrir um programinha chamado Synaptic, clicar em procurar e digitar o nome do programa.

Após ele ser encontrado, seleciona-se o programa e o Synpatic faz o download e a instalação automaticamente.
Sinceramente? Muito mais fácil e rápido do que o esquema do Windows de download no Desktop, duplo clique, next, next, next, finish.

E eu concordo completamente. Sempre que eu digo que instalar programas no Linux é mais fácil que no windows, me perguntam: Mas sua mãe conseguiria instalar um programa no Linux? e eu respondo: Não sei, mas com certeza ela não consegue instalar programas no windows. Po, mas no windows é só executar, clicar next algumas vezes e pronto.

Quando dizem isso, estão omitindo uma parte importante do processo. Antes de executar o instalador, você precisa procurar o programa na web, baixar o arquivo, ir até a pasta onde o arquivo foi salvo e, aí sim, executar, clicar em next várias vezes, dependendo do programa reiniciar a máquina, pensar positivo e, se estiver com sorte, o programa estará lá, instalado e pronto pra usar.

E no Linux? Bom, no caso do Debian tem o Synaptic, que é um excelente programa de auxílio a instalação, atualização e desinstalação de programas.

Ora, mas Synaptic, como sua mãe vai saber que isso é pra instalar programas? Simples, eu crio um ícone pra ele com o nome “Instalar e desinstalar programas” e digo: Mãe, é só abrir isso aí, procurar pelo que você quer e clicar em instalar. O resto ele faz pra você.. Tão simples assim meu filho? Simples assim!

E pronto, o amor entre mãe e filho continua e todos vivem felizes para sempre! Bom, a verdade é que minha mãe não vai instalar programas, seja no Linux, seja no windows. Ela tem o filho que faz isso pra ela quando precisa.

Além disso tem o fato de que uma instalação básica de uma distribuição linux já vem com tudo que é necessário para um usuário comum realizar as tarefas cotidianas. Mas, o fato é que, repito: instalar programas no Linux é mais fácil que no windows (assim mesmo, Linux com maiúscula e windows em minúsculas). Concorda?


eu pra variar tava vendo uma coisas de linux.. (como todo noob desocupado faz quando nao tem nd pra faze lol )
e vi esse software ae... tipo.. vamo supor que eu acabe de instalar meu linux..(ele ta virgem ainda) e eu kero instala tremulous nele.. eu vo nesse programinha digito la, tremulous, e vai instala o tremulous automatico? tipo.. ele fazz o download de qualquer arquivo na net??

vlw!
ele procura opções de links para download pra vc, aih vc escolhe a opção e o resto ele faz!
evil
evil
Tyrant
Tyrant

Masculino
Número de Mensagens : 2347
Idade : 62
Local : Mordor Mountain Madness
Humor : Negro
Data de inscrição : 23/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Synaptic linux Empty Re: Synaptic linux

Mensagem por sala 30/7/2008, 2:47 pm

umm sim.. intendi.. vlw :D

isso tem no biglinux? no ubuntu?

e laura.. somos 2 noobs em linux heheeheh

pq tu ta com esa assinaluta lol?
sala
sala
Tyrant
Tyrant

Masculino
Número de Mensagens : 2826
Idade : 32
Local : BabiloniA
Humor : what cum is this??
Data de inscrição : 18/01/2008

http://www.xuxa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Synaptic linux Empty Re: Synaptic linux

Mensagem por !a13x 30/7/2008, 2:57 pm

evil escreveu:ele procura opções de links para download pra vc, aih vc escolhe a opção e o resto ele faz!

nada a ver Synaptic linux 241576

cada distribuição empacota seus próprios softwares
o Synaptic não sai procurando links na net, e sim nos repositórios
por exemplo, no ubuntu ele procura aqui: http://packages.ubuntu.com/

se não tiver alí, ele não vai instalar
mas você pode usar outros repositórios, como o do debian


e quanto a pergunta: sim, se você usar o ubuntu e pesquisar 'tremulous' no Synaptic, ele baixa e instala para você. Também desinstala e atualiza (se houver atualização)
!a13x
!a13x
Tyrant
Tyrant

Masculino
Número de Mensagens : 2610
Idade : 30
Local : In the Land of Mordor where the Shadows lie.
Data de inscrição : 23/04/2007

http://alexmonteiro.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Synaptic linux Empty Re: Synaptic linux

Mensagem por Vitor 30/7/2008, 2:58 pm

O problema do Linux são 2 coisas Basicas

Leigos

Compatibilidade

Enquanto não tiver uma emulação perfeita para DirectX eu não mudo para lá
Vitor
Vitor
Tyrant
Tyrant

Masculino
Número de Mensagens : 1527
Idade : 28
Local : Umuarama - Paraná
Humor : Chato
Data de inscrição : 02/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Synaptic linux Empty Re: Synaptic linux

Mensagem por Laura 30/7/2008, 2:58 pm

Ahh me falaram o seguinte:

No Ubuntu* tem tipo um gerenciador de programas, onde voce procura o programa que quer instalar nele, sem ter que pegar na net entendeu?

O mesmo que esse software que vc falou faz, mas ja vem no Ubunto virgem...

Isso é vdd???


To com essa assinatura pra testa pq o perna n consegue por...


Última edição por Laura em 30/7/2008, 3:08 pm, editado 1 vez(es)
Laura
Laura
Tyrant
Tyrant

Feminino
Número de Mensagens : 1465
Idade : 34
Data de inscrição : 22/04/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Synaptic linux Empty Re: Synaptic linux

Mensagem por Vitor 30/7/2008, 3:02 pm

Sim, eu instalei o Ubuntu 7.10 no PC do meu pai...só que não fui muito com a cara dele

Ele é leve coisa e talz mas não roda praticamente nenhum jogo DirectX que é a grande maioria
Vitor
Vitor
Tyrant
Tyrant

Masculino
Número de Mensagens : 1527
Idade : 28
Local : Umuarama - Paraná
Humor : Chato
Data de inscrição : 02/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Synaptic linux Empty Re: Synaptic linux

Mensagem por !a13x 30/7/2008, 3:07 pm

primeiro, é ubuntu

esse "gerenciador de programas", é o Synaptc no ubuntu (Yast no Suse, etc),
ele é um gerenciador de pacotes, e ele baixa da internet sim e também já vem com o ubuntu

(o que significa "ubuntu virgem"???)

vou nem comentar o que o Vitor disse... (o que tem a ver o c* com as calças?)
!a13x
!a13x
Tyrant
Tyrant

Masculino
Número de Mensagens : 2610
Idade : 30
Local : In the Land of Mordor where the Shadows lie.
Data de inscrição : 23/04/2007

http://alexmonteiro.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Synaptic linux Empty Re: Synaptic linux

Mensagem por sala 30/7/2008, 3:11 pm

lol vitor.. se vc ker um SO pra jogar.. fica com o windows mesmo ueh... fica bem amis facil pra vc...

um sim alex.. amis como vc disse ali em cima.. se eu to usando ubuntu.. eu posso usa os repositorios do debian?
sala
sala
Tyrant
Tyrant

Masculino
Número de Mensagens : 2826
Idade : 32
Local : BabiloniA
Humor : what cum is this??
Data de inscrição : 18/01/2008

http://www.xuxa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Synaptic linux Empty Re: Synaptic linux

Mensagem por evil 30/7/2008, 6:33 pm

!a13x escreveu:
evil escreveu:ele procura opções de links para download pra vc, aih vc escolhe a opção e o resto ele faz!

nada a ver Synaptic linux 241576

cada distribuição empacota seus próprios softwares
o Synaptic não sai procurando links na net, e sim nos repositórios
por exemplo, no ubuntu ele procura aqui: http://packages.ubuntu.com/

se não tiver alí, ele não vai instalar
mas você pode usar outros repositórios, como o do debian


e quanto a pergunta: sim, se você usar o ubuntu e pesquisar 'tremulous' no Synaptic, ele baixa e instala para você. Também desinstala e atualiza (se houver atualização)
Foi o que eu quis dizer porr*
qdo eu tinha o ubuntu aqui eu instalei o tremulous por este gerenciador aih...
evil
evil
Tyrant
Tyrant

Masculino
Número de Mensagens : 2347
Idade : 62
Local : Mordor Mountain Madness
Humor : Negro
Data de inscrição : 23/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Synaptic linux Empty Re: Synaptic linux

Mensagem por israroot 30/7/2008, 7:16 pm

Já responderam mas vou explicar com minhas próprias palavras (que são mais importantes que a dos outros :P)

Toda distribuição baseada em debian (Biglinux, Ubuntu, Kurumin...) usa o apt que server pra baixar arquivos e instalálos. Basta digitar apt-get install nomedoprograma que ele faz tudo sozinho.
Com o synaptic você não precisa escrever nada.
Ele tem uma lista de programas organizados por categoria.
Você clica em jogos e depois marca a caixa do Tremulous e clica em apply.
Ele baixa e instala o Tremulous (e cria um atalho).
Mais fácil que Windows.
israroot
israroot
Conselheiro

Masculino
Número de Mensagens : 6817
Idade : 51
Local : Porto Alegre, Brasil
Data de inscrição : 16/04/2007

http://israroot.googlepages.com

Ir para o topo Ir para baixo

Synaptic linux Empty Re: Synaptic linux

Mensagem por !a13x 30/7/2008, 9:56 pm

evil escreveu:
Foi o que eu quis dizer porr*
qdo eu tinha o ubuntu aqui eu instalei o tremulous por este gerenciador aih...
ah soh
mas deu a impressão que o Synaptic saia procurando links no baixaqui e no superdownloads =)
!a13x
!a13x
Tyrant
Tyrant

Masculino
Número de Mensagens : 2610
Idade : 30
Local : In the Land of Mordor where the Shadows lie.
Data de inscrição : 23/04/2007

http://alexmonteiro.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Synaptic linux Empty Re: Synaptic linux

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos