Necessita logar para poder postar.
Se não estiver registrado, registre-se agora mesmo!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Necessita logar para poder postar.
Se não estiver registrado, registre-se agora mesmo!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tremulous 1.2

+15
Laura
Chimaera
Jaypee
Bin
zezio
Swart..
Jeffersonb2
Manowar
BrasiL
Passos
SaRnA
Pacifista
---rv---
DetonadoR
!a13x
19 participantes

 :: Tremulous :: Geral

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Tremulous 1.2

Mensagem por !a13x 11/10/2007, 1:06 pm

Tenho visto nesses últimos meses que a comunidade Tremulous tem mudado bastante. Não apenas a internacional, mas por aqui também. E acho que a causa pode ser a mesma.

O que vou escrever aqui será meio que uma “nota mental”, para me lembrar por que estou deixando esse jogo. Mas deixo claro, adoro jogar tremulous, fiz muitos amigos por aqui, mas virou bagunça... infelizmente.
Quando comecei a jogar, nem tinha servidor no Brasil, jogávamos com ping alto em um server que o jmonteiro mantinha nos EUA. Mas o ping não atrapalhava a diversão, por que o divertido mesmo era o pessoal. Éramos poucos, tinha um ou dois admins e não tinha bagunça nenhuma.

Mas de uns tempos para cá, as coisas começaram a desandar. Acredito ser pela maior visibilidade do jogo. Muito mais gente começou a chegar o tempo todo, principalmente “crianças” de 10 a 15 anos, que não sabem o significado de jogo multiplayer. Não percebem que diferente de outros jogos, o que vale aqui é a cooperação entre os jogadores. Não entendem que o objetivo do jogo é destruir a base adversária, e que não interessa se matou 1 ou 1000, mas se a tática do seu time funcionou. Mas o que está acontecendo é o contrário, o importante para eles é defender sua base, e não atacar. Empatar o jogo é muito melhor do que se arriscar atacando, e ficar de batlesuit matando dreatch é muito mais divertido que organizar um ataque surpresa.
E nem vou falar no aimbots, porque foi apenas uma moda, o que ficou mesmo o achismo de que se um desconhecido está matando muito, ele usa aim...

E coitado dos novatos, hoje eles são os mais discriminados. Fiquei jogando como novato# no Brasil Regular nesses últimos dias (gravei vários demos mas não vou postar aqui), fui kickado por tk, por deconar, por aim, level warn por lucyspam, levei !rename, e tudo que eu fiz foi jogar como jogava antes. Não condeno as vezes que fui chamado a atenção pelos admins, só estou dizendo que isso não aconteceria se eu estivesse com meu nick original. O problema mesmo é o uso de vote map e kick por essas crianças.

Mas então o que fazer? Ensinar esse pessoal como jogar? O isra já tentou...
Eu deixo essa tarefa com vocês. Boa sorte a todos.

Eu não estou dizendo adeus, mas de vez em quando, um daqueles novatos# pode ser eu. =P

Ps.: Leitura recomendada (blog do Mercenaries Guild):
The Tremulous Community is Going Down Hill
I'm Sorry, Stupid Tremulous Players
!a13x
!a13x
Tyrant
Tyrant

Masculino
Número de Mensagens : 2610
Idade : 30
Local : In the Land of Mordor where the Shadows lie.
Data de inscrição : 23/04/2007

http://alexmonteiro.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por DetonadoR 11/10/2007, 1:20 pm

Apoiado alex tudo q ele disse esta certo, eu fui kickado altas vezes sem o meu nick, =]
DetonadoR
DetonadoR
Dretch
Dretch

Masculino
Número de Mensagens : 82
Idade : 39
Local : Brasilia
Data de inscrição : 16/04/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por ---rv--- 11/10/2007, 1:26 pm

Vou sentir sua falta :(
---rv---
---rv---
Marauder
Marauder

Masculino
Número de Mensagens : 218
Idade : 29
Local : SP/SP
Data de inscrição : 18/04/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por Pacifista 11/10/2007, 1:31 pm

Eu ja perdi as esperanças nisso..
Várias vezes vejo um kick ou outro por TK ou spam e tenho certeza que a maioria nem deve saber o que é.
Nem os admins tem mais paciencia de explicar, querem eh kicka pra ficar livres, se rola um vote contra um amiguinho deles, nossa, o proximo vote será contra quem o chamou e vai ganhar de 20x1 votando sim para kickalo.
Mas de certa forma, o mínimo que cada jogador tem que fazer é prestar um pouco de atenção pelo menos quando conecta ao servidor, anotando os sites e entrando.
É bem chato ter que ensinar a mesma coisa pra vários sendo que isso poderia ser resolvido se eles não fossem tão preguiçosos.
Solução?
Pacifista
Pacifista
Campeões TremBol
Campeões TremBol

Masculino
Número de Mensagens : 1264
Idade : 31
Local : Casa de massagem
Data de inscrição : 18/04/2007

http://zombo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por SaRnA 11/10/2007, 1:43 pm

Alex, valeu o aprendizado que você me proporcionou! É uma pena! Mas não esqueça que não existe, agora, apenas o BRegular! Nós temos e podemos ligar nossos servidores e chamarmos as pessoas com quem gostamos de jogar!

Eu já te falei minha opinião sobre ter adminitradores no jogo! Não vem ao caso postar isso aqui!

E sobre esse problemas dos campers, você não é o primeiro a falar isso! Eu sei que tenho minha parcela de culpa, pois sou um campeiro nato! :-|

E sobre o problema dos kicks, olha eu também já fui expulso do servidor quando usava outro nick! Sinceramente, eu me divirto muito mais quando jogo anônimo! Pois jogo para me divertir, sem me preocupar em "ter que arrumar" alguma coisa!

Bendita hora que criaram os Bots pro Tremulous, pois posso jogar sussegado no FuRnAs, posso jogar com meu filho sem ninguém vir reclamando de TK, de construção errada, sem block sem nada... É jogar pra se divertir!

Alex, espero que você saiba que, se precisar de algo, é só me chamar!

[]s
SaRnA
SaRnA
Basilisk
Basilisk

Masculino
Número de Mensagens : 180
Idade : 53
Data de inscrição : 19/04/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por !a13x 11/10/2007, 3:35 pm

DetonadoR escreveu:Apoiado alex tudo q ele disse esta certo, eu fui kickado altas vezes sem o meu nick, =]
Det eu não tenho nada contra os admins do Regular, eu já fui um e sei como é chato ter que parar de jogar para botar ordem na casa.

---rv--- escreveu:Vou sentir sua falta :(
eu também vou sentir falta da velha guarda.

SaRnA escreveu:
Nós temos e podemos ligar nossos servidores e chamarmos as pessoas com quem gostamos de jogar!
sim, para mim é a melhor solução. colocar senha no servidor e selecionar o pessoal.
quando abrir o seu, não esqueça de me chamar

SaRnA escreveu:Alex, espero que você saiba que, se precisar de algo, é só me chamar!
vlw
não é um macaco gordo, mas ... vc sabe =P
!a13x
!a13x
Tyrant
Tyrant

Masculino
Número de Mensagens : 2610
Idade : 30
Local : In the Land of Mordor where the Shadows lie.
Data de inscrição : 23/04/2007

http://alexmonteiro.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por Passos 11/10/2007, 3:46 pm

Uma vez o Sarna me falou uma frase que acho que a frase do Sarna foi uma das mais inteligentes que já vi:
"A história se repete."

Realmente eh bem mais divertido jogar em um server pessoal que no regular(unli =D).
Eu já disse várias vezes pra diminuir adm...mas esqueçe.

Obs: Se eu não me engano já vi sendo kickado por Tk um novato#,vote bem rápido, sei lá se era tu (lol).

Obs²: Texto em inglês, ôh saco.
Passos
Passos
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 6122
Local : Local:Local:Local:Local: Local: Local:Local:Local:Local:Local:Local:
Humor : Humor:Humor:Humor:Humor: Humor:Humor:Humor:Humor:
Data de inscrição : 16/04/2007

http://www.tibia.net

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por Pacifista 11/10/2007, 3:59 pm

SaRnA escreveu:Sinceramente, eu me divirto muito mais quando jogo anônimo! Pois jogo para me divertir, sem me preocupar em "ter que arrumar" alguma coisa!
Mas ai os nerds não sabem quem é você e ficam furiosos.
Se você jogar sem back pra evitar o level 1 que vão te dar pra não ficarem irritadinhas vai ser chamado de aimbot.
Pacifista
Pacifista
Campeões TremBol
Campeões TremBol

Masculino
Número de Mensagens : 1264
Idade : 31
Local : Casa de massagem
Data de inscrição : 18/04/2007

http://zombo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por BrasiL 11/10/2007, 5:37 pm

Eu já pensei em desistir várias vezes, voltei pelos amigos mesmo ^^, ja abandonei o cargo de admin e voltei pra tentar arrumar algumas coisas que eu via quase todos os dias e sempre era errado, tanto por parte dos admins como os jogadores.
Boa sorte fii ^^
BrasiL
BrasiL
Adv.Dragoon
Adv.Dragoon

Masculino
Número de Mensagens : 993
Idade : 114
Local : 日本
Data de inscrição : 16/04/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por Manowar 11/10/2007, 7:33 pm

Olha, tchê... O Brasil Regular é porta de entrada de quase todos os brasileiros no jogo, então é natural que existam muitos novatos.É claro que há muitos veteranos campers, moradores de vents e fraggers, o que desanima às vezes.

Eu estou sempre atacando, mesmo que, por vezes, acabe feedando. A melhor coisa é ter parceria pra atacar, como o Paci, o a13x, os NBKs, o Det e o Ian, que estão sempre dispostos a ir até a base adversária e acabar com ela.

Talvez seja bom combinar umas partidas só pro pessoal da velha guarda, talvez um horário fixo no Regular ou em outro server.

Espero que tu não abandone o jogo, até porque é jogador com mais de 01 ano de Tremulous. Det, apareça no Regular também.

Como admin, tento ser o mais discreto possível, interferindo apenas quando estritamente necessário. Via de regra, uso apenas !cancelvote e um ou outro kick/ban contra deconners.

Quanto ao jogo, basta mais um jogador parceiro pra que ele se torne divertido, O difícil é atacar sempre sozinho.

Vou lá jogar, espero que vocês apareçam. Um abraço
Manowar
Manowar
Dretch
Dretch

Masculino
Número de Mensagens : 77
Idade : 42
Data de inscrição : 18/04/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por Jeffersonb2 11/10/2007, 8:37 pm

Eu tbm sentirei sua falta alex...ve se aparece ae, e quando quizer é só passar no meu msn q a gente faz uma batalha de titans!!!Vc é uns dos mais veteranos do jogo, porisso q te respeito mtu...vc é fera!!!

Alex escreveu:
sim, para mim é a melhor solução. colocar senha no servidor e selecionar o pessoal.
quando abrir o seu, não esqueça de me chamar
Ae pq nao fazem um momento só para veteranos...tpw um tempo de 2 hrs por dia voltado só para os veteranos e fechado com senha...em qualquer serve...ai seria uma honra jogar essas 2 hrs com feras como o alex e cia...
Vlw
|BET|HellBoy
Jeffersonb2
Jeffersonb2
Tyrant
Tyrant

Masculino
Número de Mensagens : 2090
Idade : 39
Data de inscrição : 13/05/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por Swart.. 11/10/2007, 8:53 pm

Jeffersonb2 escreveu:
Ae pq nao fazem um momento só para veteranos...tpw um tempo de 2 hrs por dia voltado só para os veteranos e fechado com senha...em qualquer serve...ai seria uma honra jogar essas 2 hrs com feras como o alex e cia...

Concordo.
Swart..
Swart..
Campeões TremBol
Campeões TremBol

Masculino
Número de Mensagens : 1786
Idade : 32
Local : ^.¸.^
Humor : UU
Data de inscrição : 16/04/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por Pacifista 11/10/2007, 9:23 pm

Quem sabe agente não deixava 2 servidores on?
Aquele Brasil CF q o doug havia aberto a um tempo atraz, agente fazia dele um só para veteranos e deixava o regular pra todos.
Podiamos pedir o doug pra abrir esse servidor num sabado ou domingo por exemplo, acho que ficaria ruim se fosse aberto mais de 2x por semana.
Pacifista
Pacifista
Campeões TremBol
Campeões TremBol

Masculino
Número de Mensagens : 1264
Idade : 31
Local : Casa de massagem
Data de inscrição : 18/04/2007

http://zombo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por zezio 21/1/2008, 1:01 am

Ai pesoal so novato no serv e vejo muita coisa q tah erra nos jogadores e principalmente os admin eles nao tem paciencias com os novatos, com os amigos deles...

Eu acho tamb q tem alguns jogadores q estão muito chatos e rudes na hora de falar ou colocam um vote poll pra fala mal de um jogador vejo muitos jogadores q vcs dizem veteranos fazendo isso nao vou citar nomes pq quem esta fazendo isso sabe...

entao deixo a dica para fazer alguns admin ter mais calma e muito cuidado quando kickam alguem ou dam mute..

pq um dia deses tomei kick e ele falo q o motivo era pq ele estava afim e era um dos "veteranos" como vcs dizem..

flw...
zezio
zezio
Dretch
Dretch

Masculino
Número de Mensagens : 22
Idade : 33
Local : Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Data de inscrição : 19/01/2008

http://www.zezioinfo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por Bin 21/1/2008, 2:28 am

Se vc falar o nome e tiver como provar !

Não adianta chegar aqui e so falar
Chega com as provas e da o nome !!


omg
Bin
Bin
Tyrant
Tyrant

Masculino
Número de Mensagens : 1043
Idade : 55
Data de inscrição : 17/04/2007

http://www.globo.com/tvxuxa

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por Jaypee 21/1/2008, 11:47 am

No server do monteiro não tinha bagunça,pq erao poucos administradores,hoje,todo mundo que entra pro NBK e todo mundo que entra pro BET ganha administrador.
Jaypee
Jaypee
Tyrant
Tyrant

Masculino
Número de Mensagens : 1011
Idade : 32
Local : Rio de Janeiro / RJ :sunny:
Data de inscrição : 17/04/2007

http://uniaodivina.k6.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por Chimaera 21/1/2008, 12:10 pm

zezio escreveu:Ai pesoal so novato no serv e vejo muita coisa q tah erra nos jogadores e principalmente os admin eles nao tem paciencias com os novatos, com os amigos deles...

Eu acho tamb q tem alguns jogadores q estão muito chatos e rudes na hora de falar ou colocam um vote poll pra fala mal de um jogador vejo muitos jogadores q vcs dizem veteranos fazendo isso nao vou citar nomes pq quem esta fazendo isso sabe...

entao deixo a dica para fazer alguns admin ter mais calma e muito cuidado quando kickam alguem ou dam mute..

pq um dia deses tomei kick e ele falo q o motivo era pq ele estava afim e era um dos "veteranos" como vcs dizem..

flw...

bom, vc tem que entender que muitos votos não são para ofensas, mas sim por diversão, para descontrair... eu por exemplo chamo o bin de gay (não deixa de ser a verdade :P), para n ficar um clima tenso... agora se ofenderem a mim ou qualquer outro jogador, pode ter certeza: se for na minha presença, não ficará impune.
Chimaera
Chimaera
Tyrant
Tyrant

Masculino
Número de Mensagens : 2619
Idade : 33
Local : São Paulo - SP
Data de inscrição : 10/05/2007

http://twitter.com/chaostsunami

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por zezio 21/1/2008, 12:35 pm

Bin escreveu:Se vc falar o nome e tiver como provar !

Não adianta chegar aqui e so falar
Chega com as provas e da o nome !!


omg

Bin nao é bem assim provas eu nao tenho sabe pq so tinhas os cara do clan dele ali

e se eu dizes o nome vai ficar chato o clima e vai perder a graça de jogar...

so estou dizendo entre linhas para esta pessoal parar com isso pq nao está agradando..

flw
zezio
zezio
Dretch
Dretch

Masculino
Número de Mensagens : 22
Idade : 33
Local : Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Data de inscrição : 19/01/2008

http://www.zezioinfo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por zezio 21/1/2008, 12:39 pm

Chimaera escreveu:
zezio escreveu:Ai pesoal so novato no serv e vejo muita coisa q tah erra nos jogadores e principalmente os admin eles nao tem paciencias com os novatos, com os amigos deles...

Eu acho tamb q tem alguns jogadores q estão muito chatos e rudes na hora de falar ou colocam um vote poll pra fala mal de um jogador vejo muitos jogadores q vcs dizem veteranos fazendo isso nao vou citar nomes pq quem esta fazendo isso sabe...

entao deixo a dica para fazer alguns admin ter mais calma e muito cuidado quando kickam alguem ou dam mute..

pq um dia deses tomei kick e ele falo q o motivo era pq ele estava afim e era um dos "veteranos" como vcs dizem..

flw...

bom, vc tem que entender que muitos votos não são para ofensas, mas sim por diversão, para descontrair... eu por exemplo chamo o bin de gay (não deixa de ser a verdade :P), para n ficar um clima tenso... agora se ofenderem a mim ou qualquer outro jogador, pode ter certeza: se for na minha presença, não ficará impune.

cara ate entendo isso de descontrair as vezes mais sempre é cmg e eu nao dei intimidade para esta pessoal fazer isso nem falo com ele
e ele sempre vem de piadinha ou fik chamando o cara de noob quando me mata (no jogo :lol:) mais deixa assim era só pra dize isso que tem muita gente abusando só pq conhece um admin muito bem...

flw ai
zezio
zezio
Dretch
Dretch

Masculino
Número de Mensagens : 22
Idade : 33
Local : Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Data de inscrição : 19/01/2008

http://www.zezioinfo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por !a13x 21/1/2008, 2:35 pm

porque estão postando aqui?
isso daqui já devia ter sido trancado a anos...

e até agora não vi sentido nenhum na reclamação do zezio
parece que ele não gosta de ser chamado de noob
agora que o pessoal sabe disso, aí que vão pegar no pé dele mesmo
=D
!a13x
!a13x
Tyrant
Tyrant

Masculino
Número de Mensagens : 2610
Idade : 30
Local : In the Land of Mordor where the Shadows lie.
Data de inscrição : 23/04/2007

http://alexmonteiro.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por Bin 21/1/2008, 3:08 pm

Jaypee escreveu:No server do monteiro não tinha bagunça,pq erao poucos administradores,hoje,todo mundo que entra pro NBK e todo mundo que entra pro BET ganha administrador.

Tinha sim..me lembro bem

Eram poucos..ou eram todos do NBK ?
Fora do clan mesmo so eu que tinha ADM

Não tem nada a ver de NBK nem BET não,ve se cresce,me fala outro do seu clan que tem condições de ser ADM ?
Para de birra de clan veio,eu primeiro converso com as pessoas e analizo,presta atenção,Psicologo mesmo é 1,se liga
Bin
Bin
Tyrant
Tyrant

Masculino
Número de Mensagens : 1043
Idade : 55
Data de inscrição : 17/04/2007

http://www.globo.com/tvxuxa

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por Jaypee 21/1/2008, 3:37 pm

Existe alguem que nunca entrou num clan sendo admin?

Responde isso
Jaypee
Jaypee
Tyrant
Tyrant

Masculino
Número de Mensagens : 1011
Idade : 32
Local : Rio de Janeiro / RJ :sunny:
Data de inscrição : 17/04/2007

http://uniaodivina.k6.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por Pacifista 21/1/2008, 3:48 pm

Nah, como esta agora fica legal. De repente precisa até de mais adm, tem que ver a zona que vira quando o ultimo adm sai..vira o brasil maternal- surge uma pirralhada de tudo que é canto chamando poll/kick/mute e enchendo a sua tela com "shauhsauasu"
Quem por exemplo nunca entrou em clan e tem condições de ser adm?
Pacifista
Pacifista
Campeões TremBol
Campeões TremBol

Masculino
Número de Mensagens : 1264
Idade : 31
Local : Casa de massagem
Data de inscrição : 18/04/2007

http://zombo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por Passos 21/1/2008, 4:36 pm

Pacifista escreveu:Quem por exemplo nunca entrou em clan e tem condições de ser adm?
Tremulous 1.2 Uala

Isso de Clã/Admin é um reclamação total infatil, de outros que tem inveja e querem ter admin
Li, reli, relili, relilili...
Não vi nada..
Unica coisa que notei foi que vc não distingui ofensa de brincadeira...
Seu nick era [UD]Bobby?
Pq esse cara fazia um poll de um jogador qualquer que não conhecia e chingava...alertei ele.
Tenha dissernimento para distinguir coisas.
E só.
Passos
Passos
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 6122
Local : Local:Local:Local:Local: Local: Local:Local:Local:Local:Local:Local:
Humor : Humor:Humor:Humor:Humor: Humor:Humor:Humor:Humor:
Data de inscrição : 16/04/2007

http://www.tibia.net

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por Laura 21/1/2008, 4:44 pm

Eu discordo de vc Jay... antigamente foi assim... mas se vcs pesarem o server eh de um NBK... e outra hj em dia pelo q eu sei tm mto menos nbk de admin... pelo menos eu n tenhu... (graças a deus!)
Laura
Laura
Tyrant
Tyrant

Feminino
Número de Mensagens : 1465
Idade : 34
Data de inscrição : 22/04/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tremulous 1.2 Empty Re: Tremulous 1.2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Tremulous :: Geral

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos