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Resultados Parciais do Tremulous 1.2 Beta - Fase 1

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Resultados Parciais do Tremulous 1.2 Beta - Fase 1 Empty Resultados Parciais do Tremulous 1.2 Beta - Fase 1

Mensagem por Chimaera 31/3/2010, 11:47 pm

Tradução direta de: http://tremulous.net/forum/index.php?topic=12469.0

Então, os resultados estão aqui: coletamos dados de mais de 200 partidas em ambos os servidores oficiais e estamos certos sobre as tendências para continuarmos o trabalho. Aqui estão os gráficos, do dia 13 de dezembro (cada cruz representa uma partida, a distância do 0 no eixo vertical indica a duração da partida em relação à duração média de todas as partidas no gráfico):

Ambos os servidores combinados:
Resultados Parciais do Tremulous 1.2 Beta - Fase 1 Combined

Servidor europeu (unlagged desativado):
Resultados Parciais do Tremulous 1.2 Beta - Fase 1 95048396

Servidor estados-unidense (unlagged ativado):
Resultados Parciais do Tremulous 1.2 Beta - Fase 1 24409931

Óbviamente não é exatamente o que esperávamos (e, aparentemente, também do que vocês esperavam). Com isso, os dados mostraram duas coisas:
  • Aliens ganham muito mais partidas que os humanos
  • As proporções de vitórias em ambos os servidores são bem similares


Sobre o unlagged
Os gráficos dos servidores estados-unidense e europeu estão estranhamente diferentes, mas isso pode ser devido aos baixos números de partidas. Entretanto, creio que o resultado está bom o suficiente para justificar a opção de não fazer mudanças específicas para quando o unlagged estiver ativado. Para ter certeza disso, a melhor opção seria trocar as opções do unlagged em ambos os servidores sem fazer quaisquer outras mudanças, porém considerando que ambos estão desbalanceados da mesma forma, creio que seria uma perda de tempo. Ativaremos o unlagged em ambos os servidores por três motivos:
  • O unlagged não aparanta ser tão relevante a ponto de gastar tempo nele por enquanto
  • Mudando a configuração em um servidor é tão bom quanto mudando em ambos, pois a diferença entre os dois servidores pode então ser comparada para ver se a desparidade tem mais a ver com a população de jogadores
  • Eu recebi pedidos para ativar o unlagged no servidor europeu e sei que pessoas parariam de jogar no servidor estados-unidense caso o unlagged fosse desativado. O inverso já não aconteceu. O unlagged ativo é o padrão que estamos seguindo e aparentemente, balanceando para o unlagged causaria os mesmos efeitos caso estivesse desativado


Sobre o balanço
Entendendo o tão complicado que o Tremulous é, saber o que mudar é muito mais difícil do que saber o que precisa ser arrumado. Não há como arrumar usando apenas da intuição mas, o mais importante: múltiplos ciclos de ajustes e testes (e, não, o tempo gasto mudando coisas e jogando nos servidores de desenvolvimento não foi suficiente - teve sempre que ser com uma população bem maior). E nós temos o tempo para esses ciclos, assim como há muito trabalho sendo feito em tudo que não é relativo ao gameplay.

Dos dados que coletamos e da minha experiência jogando e assistindo em ambos os servidores, acredito que o desbalanço mostrado nos gráficos é devido a uma deficiência no ataque dos humanos, empurrada um pouco pela utilidade do egg spam. Para saber se isto realmente está certo, farei algumas mudanças e testaremos novamente para ver se o balanço toma a direção correta.

  • O dano da chaingun foi revertido para 6 - A diferença não foi muito grande quando o diminuí há algum tempo atrás, mas agora acho que foi o caminho errado da "quase certeza". Note que o tiro não se espalha tanto quanto na versão 1.1 (redução de 10% no raio do "círculo" gerado pelos tiros)
  • O dano do flamer foi aumentado para 25 - mesmo estando 50 créditos mais barato, o flamer não parece ser mais útil do que as outras armas (por quatro vezes o preço, conseguiu praticamente o mesmo número de frags que a painsaw). Porém, foi muito útil quando o HP do dretch estava baixo o suficiente para matá-lo em um único acerto, então veremos o que acontecerá quando isso acontecer novamente.
  • Queda da duração da redução de velocidade do ataque secundário do granger reduzido de 5 segundos para 1 segundo - Sempre achei que a habilidade do granger fosse muito boa para uma classe gratuita, não feita para qualquer tipo de combate, e as bases aliens tem capacidades defensivas suficientes do jeito que está. O mais importante é que isto deixará mais difícil para os grangers correrem dos humanos quando não houver mais uma base (apesar de que se a mira e sincronia do granger for boa o suficiente, eles podem deixar um humano lento com tiros repetidos)


Não espero que estas mudanças ajustem o balanço completamente, mas, se ajudarem, será um bom indicador que estou no caminho certo. Após mais 200 partidas em cada servidor, veremos o resultado.


Última edição por Chimaera em 3/4/2010, 2:05 pm, editado 3 vez(es)
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Mensagem por The Who 1/4/2010, 12:09 am

Unlagged eh o que há para quem eh lagado.
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Mensagem por Razzor 1/4/2010, 7:58 am

Entendi nada que tá nesses gráficos, mas deve ser bom. Resultados Parciais do Tremulous 1.2 Beta - Fase 1 751700
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Mensagem por NeW 1/4/2010, 11:16 am

Razzor escreveu:Entendi nada que tá nesses gráficos, mas deve ser bom. Resultados Parciais do Tremulous 1.2 Beta - Fase 1 751700
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Mensagem por Chimaera 1/4/2010, 12:34 pm

Razzor escreveu:Entendi nada que tá nesses gráficos, mas deve ser bom. Resultados Parciais do Tremulous 1.2 Beta - Fase 1 751700
não tem nada de bom nesses gráficos, mostram que os aliens predominam sobre os humanos.

Cada cruz no gráfico representa uma partida jogada(partidas com menos de 6 jogadores são desconsideradas), quanto mais pra cima da "linha" do 0, mais tempo durou a partida, com vitória dos aliens; quanto mais pra baixo da "linha" do 0, mais tempo durou a partida, com vitória dos humanos
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Mensagem por Wax 1/4/2010, 3:43 pm

Algumas amostras estão distribuídas muito uniformemente, enquanto alguns dados tem amostras insuficientes, fazendo com que, para algumas partidas, o gráfico seja estatisticamente inconclusivo.
Acho que deveriam ter plotado o eixo y pelo tempo que faltava para acabar a partida, ou pelo inverso do tempo decorrido, e não pelo tempo decorrido. Assim dava pra fazer uma regressão hiperbólica das amostras facilitando a análise dos dados. Convenhamos que essa regressão linear tá meio tosquinha.

A redução da velocidade do ataque do granger foi de 5s para 1s?? Não seria de 0,5s para 1s?

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Mensagem por Chimaera 1/4/2010, 3:48 pm

Wax escreveu:Algumas amostras estão distribuídas muito uniformemente, enquanto alguns dados tem amostras insuficientes, fazendo com que, para algumas partidas, o gráfico seja estatisticamente inconclusivo.
Acho que deveriam ter plotado o eixo y pelo tempo que faltava para acabar a partida, ou pelo inverso do tempo decorrido, e não pelo tempo decorrido. Assim dava pra fazer uma regressão hiperbólica das amostras facilitando a análise dos dados. Convenhamos que essa regressão linear tá meio tosquinha.

A redução da velocidade do ataque do granger foi de 5s para 1s?? Não seria de 0,5s para 1s?
não, a duração do ataque do granger foi de 5 segundos para 1 segundo. - deixei um pouco mais claro no post principal


Última edição por Chimaera em 1/4/2010, 3:50 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Passos 1/4/2010, 3:49 pm

Wax escreveu:Algumas amostras estão distribuídas muito uniformemente, enquanto alguns dados tem amostras insuficientes, fazendo com que, para algumas partidas, o gráfico seja estatisticamente inconclusivo.
Acho que deveriam ter plotado o eixo y pelo tempo que faltava para acabar a partida, ou pelo inverso do tempo decorrido, e não pelo tempo decorrido. Assim dava pra fazer uma regressão hiperbólica das amostras facilitando a análise dos dados. Convenhamos que essa regressão linear tá meio tosquinha.

A redução da velocidade do ataque do granger foi de 5s para 1s?? Não seria de 0,5s para 1s?
Apesar de (infelizmente) ter entendido.
Não sei para que posta assim, parece até att whore
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Mensagem por Chimaera 1/4/2010, 3:52 pm

eles viram que os dados da fase 1 foram insuficientes, então aumentaram o tempo de coleta de dados para as fases seguintes, como pode ser verificado nos outros tópicos; que eu ainda vou traduzir. enquanto a fase 1 teve quase 500 partidas, a fase 2 já teve mais de 1500
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Mensagem por israroot 1/4/2010, 8:20 pm

Média de 15 minutos por partida.
Muito pouco.
Acho que atualmente no Regular a média deve ser de 25 minutos.
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Mensagem por !a13x 1/4/2010, 10:30 pm

israroot escreveu:Média de 15 minutos por partida.
Muito pouco.
Acho que atualmente no Regular a média deve ser de 25 minutos.
Antigamente era de 35 minutos...
Só tinha como ganhar dos campers em SD
!a13x
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Mensagem por Guizudo 1/4/2010, 10:36 pm

Estes dados não me agradam em nada . Antes deveriam ter chamado o Brad e o Du para o time dos humanos, logo os humanos predominariam sobre os aliens.
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Mensagem por buckethead1234 2/4/2010, 8:29 am

Chimaera escreveu:
Razzor escreveu:Entendi nada que tá nesses gráficos, mas deve ser bom. Resultados Parciais do Tremulous 1.2 Beta - Fase 1 751700
não tem nada de bom nesses gráficos, mostram que os aliens predominam sobre os humanos.

Cada cruz no gráfico representa uma partida jogada(partidas com menos de 6 jogadores são desconsideradas), quanto mais pra cima da "linha" do 0, mais tempo durou a partida, com vitória dos aliens; quanto mais pra baixo da "linha" do 0, mais tempo durou a partida, com vitória dos humanos
Então isso significa que o Tremulous 1.2 beta esta desiquilibrado pro lado dos aliens?
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Mensagem por israroot 2/4/2010, 9:26 am

Não.
Isto significa que os noobs preferem jogar de humano.
Não que veteranos também não joguem de humanos.
Mas se entra um novato no jogo ele vai direto pro time H.
Acho que eles não deveriam se assustar tanto com o desequilíbrio sob pena de daqui a pouco termos TTs com hp de dretch.
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Mensagem por buckethead1234 2/4/2010, 2:22 pm

israroot escreveu:Não.
Isto significa que os noobs preferem jogar de humano.
Não que veteranos também não joguem de humanos.
Mas se entra um novato no jogo ele vai direto pro time H.
Acho que eles não deveriam se assustar tanto com o desequilíbrio sob pena de daqui a pouco termos TTs com hp de dretch.
Ah!, sim, são aquelas pessoas novatas que foram viciadas em CS entendo, vai ser um pouco dificil de eu abandonar o 1.1 pelo 1.2 por que o jogo ta otimo pra as unicas coisas que deveriam ser mudadas são o grafico e uns aliens e umas armas novas mudando isso e colocando uma BRR la eu mudo sim
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Resultados Parciais do Tremulous 1.2 Beta - Fase 1 Empty Re: Resultados Parciais do Tremulous 1.2 Beta - Fase 1

Mensagem por Chimaera 3/4/2010, 2:06 pm

Adicionei uma ligação para a página original, em inglês.
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